segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Foi o 20 de setembro...


Dia do gaúcho, dia da proclamação da Revolução Farroupilha. Em 1835 tinha inicio a Guerra dos Farrapos. Durou 10 anos. Foi a maior de todas as revoltas daquele período. Motivos? Não somos um povo que se dobra com facilidade. Os gaúchos da época estavam descontentes com a forma de governo do Brasil Imperial, eles queriam mais autonomia. Além disso o império estava sacaneando eles com o preço do charque.
Se você for analisar hoje, apesar de termos muito mais autonomia do que naquela época, continuamos sendo sacaneados pelo governo federal. Na minha opinião o nosso estado poderia ser bem mais rico e desenvolvido se não tivéssemos que colaborar para sustentar a corja que habita Brasília. E eu tenho certeza que esse sentimento habita o coração de muitos gaúchos.
Somos um povo diferente do resto do Brasil. Temos tradição, que são cultivadas até hoje. Temos CTG, Centros de Tradições Gaúchas. Tomamos mate. Não abrimos mão do churrasco de domingo. Temos um hino.
Todo os estados tem seu hino, mas em quantos deles as pessoas conhecem o seu hino? Eu conheço o hino Rio-Grandense, melhor que o hino brasileiro. E não sinto vergonha disso, sinto orgulho!
Porque eu acredito realmente que somos mais Gaúchos do que brasileiros!

Finalizo este post, esta homenagem ao nosso querido Rio Grande, com um trecho do nosso hino. Na minha opinião esta é a parte mais bonita do hino:

Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo

Um abraço tchê

domingo, 19 de setembro de 2010

Pub vs. Boate

Andei sumido, novamente. Pobre blog largado às moscas...
Ontem de noite fui no Benjamin's Pub, que abriu a pouco tempo aqui em Ijuí. Juntamos a galera lá para tomar umas cervejas, escutar uma musica e conversar um pouco. Achei o ambiente do pub bem legal, pena que a Heinekein estava em falta ontem e eles cobram entrada. Cobrar entrada não é exatamente uma coisa que um pub deveria fazer, acho que vai contra o espírito das Public Houses. Mas, como eu disse, o ambiente é bom, e a musica também. É um lugar para pessoas que curtem cerveja e rock, quer combinação melhor?
Depois do pub, resolvemos ir para uma boate, Estação da Mata. Foi ai que eu vi claramente que eu pertenço ao pub, e não a boate! Uma coisa interessante que aconteceu ontem foi que eu conheci algumas pessoas no pub! Coisa que jamais aconteceu em nenhuma boate comigo. Agora eu já sei aonde ir quando resolver sair. x)

Resumindo: abaixo as boates, com seus frequentadores popularzinhos e suas musicas putz putz. E viva os pubs com seu ambiente aconchegante, amigos, cerveja e rock!
Sempre achei que houvesse alguma coisa errada com as boates e tal. Ontem só serviu pra perceber o que era. I don't belong there!

Essa é a minha opinião sobre a coisa. Qual é a sua?

Até mais!