quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Wikileaks, mas que porra é essa?


Ahn?
Já faz algum tempo que eu tive meu primeiro contato com o Wikileaks, foi um site que me chamou a atenção pela sua proposta: Publicar reportagens e documentos confidenciais, informações que não deveriam chegar à população, tudo isso garantindo o total anonimato de quem às publicou.
Isso é muito interessante pois não há como censurar essas informações, não é porque isso desagrada o fulano, ou vai foder o siclano, que quem publicou essas informações vai se dar mal. E aqui, não estamos falando em pessoas em si, mas em governos e grandes corporações. Hoje são milhares de documentos e informações sigilosas que estão lá, a disposição de quem quiser se informar.

Tá, mas e isso tudo é verdade?
Não necessariamente. Mas eu encontrei um texto que descreve isso de uma forma legal:
"Uma vez um homem descreveu a internet como "uma série de tubos", um comentário muito ridículo, devido ao seu completo não entendimento do sistema. Na realidade, a internet é mais como um caixa, dentro da caixa existe um gato chamado Anônimo, existindo em um estado de grande herói e vilão malvado ao mesmo tempo até que um observador olhe dentro da caixa e fique louco imediatamente com o que vê."
Trecho traduzido de Anonymous Declares "Infowar" on Wikileaks Opponents.

Ou seja, o anonimato pode ser ótimo para impedir a censura, porém não podemos garantir a veracidade das informações.

Mas eu diria que tem muita coisa de verdade lá. Sabe por que? Se fossem apenas mentiras, e coisas inventadas, não havia toda a mobilização por parte de grandes companhias, bancos e até governos, para que a Wikileaks fosse tirada do ar. Eles conseguiram, ao menos por um tempo.
E agora um grupo de pessoas, auto-proclamados Anonymous, começaram uma verdadeira guerra virtual, derrubando sites de bancos e empresas, inclusive o PayPal. É uma retaliação intitulada Operação Payback.

O que da pra tirar de toda essa história? A informação tá lá, agora só não se informa quem não quer!

Abraço!

domingo, 5 de dezembro de 2010

é possível sentir falta de alguma coisa que nem aconteceu ainda?
hoje eu me peguei sentindo saudade de um momento que talvez, quem sabe, se o santo ajudar, um dia, exista uma possibilidade de acontecer. Saudade de uma coisa que talvez vá acontecer... como assim? o0
Eu também não consigo entender...

No mais, estou passando o final de semana em Ijuí, tirando uma folga em pleno final de semestre, sendo que eu tenho mais de um milhão de coisas semana que vem. Eu deveria estar me descabelando por causa disso. Onde está minha preocupação? Antigamente eu era mais aplicado, porém, andava muito mais estressado. Pensando bem, talvez não esteja tão ruim agora ^^

Também estou conhecendo mais gente recentemente, um pessoal da Ciência da Computação lá da faculdade, uma galera lá do CEUE. É muito massa isso!

Bom, acho que por hoje era isso.
Essa semana vai ser difícil eu postar de novo.

Abraço!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

a formiga só trabalha porque não sabe cantar


Sumi, de novo... Eu estava muito ocupado ultimamente... Mentira... Não tenho me sentido muito inspirado pra postar nada aqui mesmo. Sabe como é, final de semestre e tal.
A uns dias atrás eu achava que as coisas não estavam indo muito bem, dai eu achei que ia dar tudo certo, e agora eu não tenho mais tanta certeza disso..

Agora sim, sobre o título da postagem: "a formiga só trabalha porque não sabe cantar"
Vi essa frase hoje no perfil de uma colega e amiga minha, e essa frase vai muito de encontro ao que eu penso sobre a vida e tal.
Não que eu saiba cantar, ehuehuehueueh, mas eu me nego a ser uma formiga! Pra quem não entendeu, isso se refere à fábula da Formiga e da Cigarra. É mais uma história que tenta nos convencer da importância de trabalhar, tendo a formiga como exemplo de vida. Espera ai, vida?!
Baita exemplo a sociedade das formigas, onde um milhão de operários trabalha dia e noite para alimentar a rainha e seus pupilos, que não fazem absolutamente nada.
Agora o que acontece se trocarmos a rainha e os pupilos por políticos?
Melhor deixar a discussão política para ooutro dia e me focar na vida da cigarra...
Enquanto a formiga trabalha, a cigarra canta.. Isso que é saber viver ^^
Claro que não podemos ser cigarras também, se não morreremos de fome... sério! =P
Mas afinal, qual o ponto em apenas trabalhar ou estudar e não tirar um tempo para sua familia, seus amigos, você mesmo? Eu não vejo sentido nisso.
Pra que a vida tenha sentido, precisamos ser feliz, e não sei por vocês, mas pra mim, não tem nada melhor do que estar perto da familia e dos amigos. Isso é tudo que eu preciso pra deixar os problemas de lado.

Fica a dica: curta a vida porque a vida é curta!
Abraço

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O amor é um preá!

Vagando pela internet hoje, me deparei com essa frase: "O amor é um preá". Meu primeiro pensamento foi... WHAT??
Mas no final das contas eu descobri que a explicação para tal comparação é SENSACIONAL:

Certo dia ouvi esta frase de profunda sabedoria de um primo do interior:
"O Amor é um Preá", assim como um preá a maioria das pessoas nunca o viu, alguns nem acreditam que ele exista e assim como pensam que o preá é um rato, confundem o amor com qualquer outra coisa.
O preá está ameaçado de extinção, dizem que o amor também. Um preá é difícil de se achar, ainda mais na cidade grande, muitos têm medo do preá... putz... estou convencido de que o amor é um preá!

Isso realmente explica muita coisa... =P

Abraço

domingo, 24 de outubro de 2010

Forever Alone

Hora de um pouco de humor!

Malditas operadoras...


Damn you, happy people!


Acontece com todo mundo não? =P

Abraço

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Ultimamente...

tenho andado meio perdido... Com aquele sentimento de que tem alguma coisa errada por aqui...
Algo deu errado, em algum momento. Não sei dizer o que, nem quando. Mas eu acho que foi esse ano. Esse semestre, em especial eu estou completamente desorganizado, com a cabeça na lua e sentido falta de alguma coisa que eu não sei dizer muito bem o que é.
Ontem eu estava pensando, como a tempos tenho esperado por alguma coisa que vai acontecer e subitamente colocar toda a minha vida de volta nos eixos. Férias? Uma namorada? Não sei não... Só sei que tem algo errado. Não tenho conseguido me concentrar pra nada: trabalhar, estudar, fazer trabalhos, ler, fazer meus projetinhos.
De uns dias pra cá, também tenho pensado um pouco em uma pessoa. Ela é bonita, inteligente, divertida, mas eu não creio que ela me daria bola algum dia. Is it possible?

Bom, isso não foi um post legal sobre algum assunto interessante.
Foi apenas um desabafo. Mas... ainda tem alguma coisa errada aqui. :S
Se alguém souber o que é, por favor me diga! E afinal, é possível?

Abraço

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Um dia de cão


Não, meu dia não foi uma desgraça completa! Também não foi lá dos melhores...
Mas bem, estava conversando com meu amigo Sidi sobre a vida e pá, e como ela é curta e como nossos problemas eram pequenos a uns anos atrás e agora só tendem a aumentar, e ai ele me apareceu com esse texto, que eu achei simplesmente sensacional!


VIVA COMO UM CÃO

Nunca deixe passar a oportunidade de sair para um passeio.
Experimente a sensação do ar fresco e do vento na sua face por puro prazer.
Quando alguém que você ama se aproxima, corra para saudá-lo.
Quando houver necessidade, pratique a obediência.
Deixe os outros saberem quando invadirem o seu território.
Sempre que puder, tire uma soneca e se espreguice antes de se levantar.
Corra, pule e brinque diariamente.
Coma com gosto e entusiasmo, pare quando estiver satisfeito.
Seja sempre leal.
Nunca finja ser o que você não é.
Se o que você deseja está enterrado, cave até encontrar.
Quando alguém estiver passando por um mal dia, fique em silêncio, sente-se próximo e gentilmente tente agradá-lo.
Quando chamar a atenção, deixe alguém tocá-lo.
Evite morder quando apenas um rosnado resolver.
Nos dias mornos, deite-se de costa sobre a grama.
Nos dias quentes, beba muita água e descanse embaixo de uma árvore frondosa.
Quando estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo.
Não importa quantas vezes for censurado, não assuma a culpa que não tiver e não fique amuado... corra imediatamente para os seus amigos.
Alegre-se com o simples prazer de uma caminhada.


Com certeza agora eu vou pensar duas vezes antes de usar a expressão "tive um dia de cão hoje".
Ou vou querer ter mais "dias de cão". :P

Abraço

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Semana Acadêmica; Fonte;

Olá povo!
Andei sumido, pra variar. Mas esta última semana (que teve só três dias) foi a pior semana de três dias que eu já tive. Foram duas provas e dois trabalhos. Ainda bem que essa semana é Semana Acadêmica (leia-se mini-férias). É uma boa oportunidade para colocar os trabalhos em dia, tocar violão e descansar. xD

Também vou aproveitar essa semana pra brincar um pouco com as coisas que eu comprei do Solda Fria, um site que eu descobri esses dias, ótimo para comprar componentes eletrônicos, e com as coisas que eu tenho encontrado na rua, como por exemplo um display de LCD que eu ainda estou tentando entender como ligar. ^^

Ontem, antes de ir pro bar beber com a galera, eu montei esse projetinho na proto-board:

Esquemático da fonte.

Simples não?
Pois é, mas no fundo no fundo, fontes de alimentação são coisas realmente muito simples. Basta um transformador, uns diodos retificadores, um capacitor e um regulador de tensão. Claro, a tensão de saída é fixa. E a qualidade da fonta vai depender diretamente da qualidade do transformador e do tamanho da capacitor utilizado.

No meu caso eu utilizei um transformador de 110V pra 12V a 500mA. Medindo a saída dele, encontrei 13V. Retificando o sinal, a tensão subiu para quase 18V, o que é bom, já que futuro eu pretendo utilizar ele para alimentar OpAmps com até 15V. Mas isso é assunto pra ooutro post.
O capacitor que eu utilizei foi o maior que eu encontrei por aqui: 1000 uF, para uma fonte é pequeno, mas para uma saída regulada de 5V ele dá conta do recado.
Os diodos são diodos retificadores bem comuns: 1N4004. E o regulador de tensão é um LM7805. Pra quem se interessar, vale a pena dar uma olhada na familia LM78xx, existem reguladores para várias tensões.

Dito isso tudo, segue abaixo algumas fotos do circuito montado. (maldita câmera de celular)

Transformador 110V -> 12 @ 500mA.


Circuito da montado na protoboard.


Tensão na saída. Quase 5V hein?

Bom, acho que por hoje era isso.
Vou tirar mais uma soneca e começar o trabalho de Fundamento de Computação Gráfica.
Agradeço a quem tenha tido a paciência de ler isso até o fim. ^^
Abraço!

sábado, 2 de outubro de 2010

Como assim cara?? Cadê meu ônibus?

Ahh pois éé.. Boa pergunta... Durante uns 2 anos eu sempre chego em cima da hora na rodoviária, entro ônibus e ele ainda demora pelo menos 10 minutos pra sair. Hoje, eu chego 5 minutos atrasado e... cadê meu ônibus manolo?
O que aconteceu foi que eu sai de casa encima da hora, e não tinha nenhum táxi na rua.. Aparentemente tinha um show da Ivete Sangalo em Porto Alegre hoje de noite, e todos os táxis da cidade foram pra lá e tal.. Oba! Fora isso, a Lima e Silva estava tão congestionada quanto.. SEMPRE.
Bom, resumindo, perdi o ônibus hoje. Agora vou ir no das 6:45 e tal... Fuck!

Pelo menos não fui o único e perder e tal, o Tales também perdeu e tá aqui esperando pra pegar o próximo busão, tomando Absolut Mandrin.

Como estou indo pra casa, provavelmente eu vou postar mais coisas neste final de semana. Lá eu tenho mais tempo pra sentar e pensar na vida e tal :P
E esse final de semana tem que pensar pra valer... e votar e tal... haha, como se fizesse alguma diferença. Não importa quem seja eleito, vai continuar a mesma b*sta.

Abraço!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Foi o 20 de setembro...


Dia do gaúcho, dia da proclamação da Revolução Farroupilha. Em 1835 tinha inicio a Guerra dos Farrapos. Durou 10 anos. Foi a maior de todas as revoltas daquele período. Motivos? Não somos um povo que se dobra com facilidade. Os gaúchos da época estavam descontentes com a forma de governo do Brasil Imperial, eles queriam mais autonomia. Além disso o império estava sacaneando eles com o preço do charque.
Se você for analisar hoje, apesar de termos muito mais autonomia do que naquela época, continuamos sendo sacaneados pelo governo federal. Na minha opinião o nosso estado poderia ser bem mais rico e desenvolvido se não tivéssemos que colaborar para sustentar a corja que habita Brasília. E eu tenho certeza que esse sentimento habita o coração de muitos gaúchos.
Somos um povo diferente do resto do Brasil. Temos tradição, que são cultivadas até hoje. Temos CTG, Centros de Tradições Gaúchas. Tomamos mate. Não abrimos mão do churrasco de domingo. Temos um hino.
Todo os estados tem seu hino, mas em quantos deles as pessoas conhecem o seu hino? Eu conheço o hino Rio-Grandense, melhor que o hino brasileiro. E não sinto vergonha disso, sinto orgulho!
Porque eu acredito realmente que somos mais Gaúchos do que brasileiros!

Finalizo este post, esta homenagem ao nosso querido Rio Grande, com um trecho do nosso hino. Na minha opinião esta é a parte mais bonita do hino:

Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo

Um abraço tchê

domingo, 19 de setembro de 2010

Pub vs. Boate

Andei sumido, novamente. Pobre blog largado às moscas...
Ontem de noite fui no Benjamin's Pub, que abriu a pouco tempo aqui em Ijuí. Juntamos a galera lá para tomar umas cervejas, escutar uma musica e conversar um pouco. Achei o ambiente do pub bem legal, pena que a Heinekein estava em falta ontem e eles cobram entrada. Cobrar entrada não é exatamente uma coisa que um pub deveria fazer, acho que vai contra o espírito das Public Houses. Mas, como eu disse, o ambiente é bom, e a musica também. É um lugar para pessoas que curtem cerveja e rock, quer combinação melhor?
Depois do pub, resolvemos ir para uma boate, Estação da Mata. Foi ai que eu vi claramente que eu pertenço ao pub, e não a boate! Uma coisa interessante que aconteceu ontem foi que eu conheci algumas pessoas no pub! Coisa que jamais aconteceu em nenhuma boate comigo. Agora eu já sei aonde ir quando resolver sair. x)

Resumindo: abaixo as boates, com seus frequentadores popularzinhos e suas musicas putz putz. E viva os pubs com seu ambiente aconchegante, amigos, cerveja e rock!
Sempre achei que houvesse alguma coisa errada com as boates e tal. Ontem só serviu pra perceber o que era. I don't belong there!

Essa é a minha opinião sobre a coisa. Qual é a sua?

Até mais!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ano Eleitoral

Enquanto estava voltando para casa hoje de tarde não pude deixar de notar a quantidade de propagandas eleitorais espalhadas pelas ruas. Aqui em Porto Alegre em todo o santo cruzamento tem pelo menos cinco faixas com propagandas políticas.
Eu fiquei curioso.. Afinal, quanto custa uma campanha eleitoral? Eu imaginava que era alguma coisa em torno de alguns milhões de reais, fui procurar alguns números. Fiquei abismado, as campanhas custam de 90 a 180 milhões de reais, quer dizer, muito mais que alguns milhões.
E de onde vem todo esse dinheiro? Segundo os partidos, o dinheiro vem da iniciativa privada e de doações. Humm. Interessante. Um bom governo não deve favorecer pessoas ou impressas. Então o que leva algumas pessoas e impressas doarem alguns, cento e oitenta, milhões de reais? Puto amor pelo partido hein? Ninguém vai se favorecer, sei.
A segunda questão sobre toda essa campanha é a quantidade de lixo que isso gera. Duvido que quem mandou colocar aquelas faixa lá vai mandar alguém tirar elas de lá depois. Vão acabar se juntando ao lixo que já se acumula nas ruas e nos rios. Digo isso porque o Ipiranga já está cheio de lixo. Basta olhar pra ver. Cadê os políticos agora? Ah é, esse ano as eleições são pra presidente e governador, não pra prefeito.
Agora, pra concluir o post, em anos eleitorais somos bombardeados com estatísticas e levantamentos. Um desses levantamentos, que me chamou a atenção e me deixou bastante preocupado com o futuro da nação foi esse:

"Segundo levantamento feito pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mais da metade (51,5%) do eleitorado brasileiro, que atingiu a marca de 127,4 milhões em 2007, não concluiu o ensino fundamental ou sabe apenas ler ou escrever."
Fonte

O levantamento é de 2007, mas com certeza isso não melhorou nem 1% até hoje. E 51,5% é o suficiente para eleger um presidente. E esse grupo de 51% é o mesmo beneficiado pelas bolsas assistencialistas do governo. Não que todas deveriam ser cortadas, mas eu acho que deveria haver um limite pra isso. Se não, pra quê estudar e trabalhar se da pra viver as custas do governo?
Assistencialismo e problemas com a educação dão assunto pra mais dois posts, pelo menos. Outro dia que der na telha eu escrevo sobre isso.

Gostaria de ter um feedback seu. O que você acha de tudo isso?

Abraço

edit:: Resolvi adicionar aqui este vídeo do Felipe Neto sobre o assunto que apareceu em um comentário, tem tudo a ver com o assunto e com meu ponto de vista:
Não Faz Sentido! - Políticos

Pouco tempo

Ando meio sem tempo pra postar aqui.. Entre estudar eletrônica, fazer os trabalhos de sistemas operacionais, a lista de exercícios de teoria eletromagnética, tocar um pouco de violão e, nos finais de semana, desmontar impressoras e tomar fogos, acabei esquecendo do blog.
No meio de todo esse caos, cá estou eu, tentando tirar um tempinho pra fazer nada, refletir sobre a vida e tal. Sinto falta de não fazer nada!
Falando em fazer nada, agora me lembrei de um livro muito bom sobre esse assunto: How to Be Idle, do Tom Hodgkinson. Recomendo pra todas as pessoas que buscam qualidade de vida. Eu sou adepto da idéia de que a gente deve, acima de tudo, aproveitar a vida. =)
Não é exatamente o que eu tenho feito ultimamente, mas não tenho muito do que reclamar também. Apenas espero que no futuro eu possa sossegar e passar mais tempo sem fazer nada de útil.

Quando der tempo eu posto novamente. ;)

sábado, 14 de agosto de 2010

Teoria da Ressaca

Dor de cabeça, sede insaciável, foto-sensibilidade, buracos no estômago. Tudo isso está presente nas minhas ressacas. Deve ser uma forma do corpo dizer pra ti não fazer isso de novo.. Até funciona.. Até o próximo final de semana pelo menos. xD
Bom, pra variar meus sábados um pouco, eu estou com uma ressaca violenta hoje. Estava aqui sentado, pensando.. Mentira, não da pra pensar muito com essa dor de cabeça. Mas, cheguei a seguinte teoria:
A ressaca é diretamente proporcional ao quão boa foi a festa na noite passada.
Não que seja necessário ficar bêbado pra curtir a festa, mas, se tu ficou bebaço, a festa estava boa. xD
Foda é acordar no outro dia e não lembrar de muita coisa. Mas isso é oooutra história.

Abraço

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Impressora - pt 2

Opa!
Demorei para escrever esse post porque as aulas começaram novamente.
Bom, sábado passado nos reunimos para construir a impressora de PCBs. A construção deu mais certo do que eu esperava, pena que no final não funcionou. Acontece que a impressora tinha problemas já, o motor de passo que puxa a folha trava de vez em quando. Mas vamos à contrução!


Inicialmente, reunimos todas as partes e ferramentas necessárias


Na sequencia, fixamos o trilho da cabeça de impressão


Um rápido teste para ver se tudo ia encaixar


Furamos as laterais para fixar na base


Nivelar os trilhos foi a parte mais dificil


Fixamos uma lixa embaixo da chapa da folha para aumentar o atrito com o eixo


Todo bom projeto tem uma boa gambiarra


E, enfim, ficou pronto!

A gambiarra ali emcima é um suporte para o eixo que puxa a chapa da folha, porque ele não é grande o suficiente para atravessar as duas estruturas lateiras e portanto precisa de um suporte ali embaixo. Fizemo isso com um pedacinho de madeira. O esmiril foi usado pra ajustar a altura desse pedaço de madeira.
E o problema que deu na impressora foi que o motor que puxa a chapa da folha travou algumas vezes. Eu acho que pode ser porque a chapa ficou muito pesada e ele não tem torque suficiente para isso, portanto na proxima vez vamos trocar a chapa de MDF por uma chapa de isopor e ver se vai funcionar. Se ainda não funcionar vamos trocar o motor por outro parecido e ver se eles tem o mesmo passo e tal.
Outra coisa chata que não apareceu nas fotos é o sensor de papel. As impressoras puxam a folha, empurram a folha e puxam ela denovo. Tente enganar o sensor de papel com o dedo assim! :P
Quando a gente solucionar todos os probleminhas eu posto mais sobre isso aqui. ;D

"Projetistas": Leandro, Luigi, Juliano, Mateus e Maurício.

Abraço!

sábado, 7 de agosto de 2010

Coisas pelas quais com certeza se vale a pena viver: amigos e vodka!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Impressora - pt 1

Como premeti anteriormente, vou falar um pouco mais sobre a impressora de PCBs. A idéia surgiu quando eu comecei a sentir necessidade de ter uma fonte de alimentação de bancada, com voltagem e corrente ajustáveis. Para construir a fonte eu precisaria de uma placa com o circuito da fonte.
Surgiram algumas idéias de como tranferir o desenho para a placa, como pro exemplo imprimir em papel de fotografia e passar com ferro de passar roupa, mas parece que não fica lá essas coisas. Então depois de alguma pesquisa descobri que era possível imprimir diretamente na placa de cobre, mas pra isso era preciso desmontar uma impressora.
Como falei no outro post, já temos a impressora, testada e desmontada. Então é hora de planejar como montar a base para o trilho de impressão. Optamos por MDF, por ser leve, resistente o suficiente e não muito caro. Já temos as chapas de MDF, mas antes de montar pra valer eu resolvi ver como vai ficar usando o Google SketchUp. Diga-se de passagem que é mais uma boa idéia do pessoal da Google, porque até quem não entende nada de CAD (eu) consegue fazer alguns desenhos.
Abaixo está como deve ficar a impressora:


Projeto da impressora no Google SketchUp

Não tem muitos detalhes, mas acho que é o suficiente pra entender. As parte em bege são MDF. As partes cinza escuro são corrediças (trilhos de gaveta), que são para a chapa de MDF onde a placa de cobre vai ficar correr e passar embaixo da cabeça de impressão. A parte cinza claro é o trilho da cabeça de impressão e a parte preta é a cabeça de impressão. A parte cor de cobre é pra ser uma placa de cobre :P.
Ficou faltando ai na imagem o motor que controla a chapa. A engrenagem ali do lado está ligada a um eixo que fica embaixo da chapa, estamos contando com o atrito para mover a chapa.

Bom, sábado vamos tentar montar isso, dai eu posto alguma foto de como ficou.

Abraço!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Fim da férias

Sim, andei sumido. Estava em Ijuí, fui pra São Paulo visitar meu tio, aprendi algumas coisas sobre eletrônica por lá, comprei vários componentes e ganhei várias bugigandas também.
Depois disso, tive que voltar para Porto Alegre para cumprir horas na bolsa. Dizem que eu tive sorte em tirar duas semanas de férias, porque bolsista não tem férias. (Isso reforça minha teoria de que bolsista é menos que estagiário).

Bom, de volta a Porto Alegre, andei desmontando uma impressora matricial gigante que eu comprei por 10 reais no Mensageiro da Caridade, lugar legal por sinal. Tirei dois motores de passo dela e todos os circuitos parecem estar intactos, quando não tiver nada melhor pra fazer vou testar isso. Quero aproveitar também o transformador dela pra construir uma fonte. Logo que o projeto começar a andar eu posto alguma coisa sobre isso aqui.

Ontem e hoje de tarde estive trabalhando com meus colegas (Juliano, Leandro e Luigi) em uma impressora para PCBs. A idéia é imprimir o circuito diretamente na placa de cobre e depois passar no ácido. Para conseguir imprimir as trilhas direto na placa é necessário desmontar um impressora. Encontramos uma Epson T23, também por 10 reais, que estava apenas com um problema na hora de puxar as folhas, como a gente não precisa disso, ela dará conta do recado.
Ontem desmontamos a impressora e planejamos como construir a base da nova impressora. Hoje fomos atrás da madeira para a base.
Sábado vamos montar. Vou postar umas fotos e mais detalhes sobre o projeto quando estiver pronto.

No mais estou tentando colocar a vida e a cabeça no lugar. Não é tão simples assim.

Abraço!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Tem alguma coisa errada aqui...

Hoje acordei de meio dia, mega mal humorado. Resolvi dormir mais um pouco. Dormi até as quatro da tarde e... continuo de mal com a vida.
É especialmente em dias como hoje que eu gostaria muito de ter total controle sobre meus sentimentos. Ou, no mínimo, entender porque eu estou me sentindo assim.
Parece que a vida ande meio sem sentido. Sei lá. Não sei nem explicar o está errado, mas as coisas simplismente não me parecem certas nesse momento.

Talvez eu esteja sentindo falta de um relacionamento sério e tal. Mas isso não costuma ser uma boa idéia.
Toda a minha vida com relação aos relacionamentos pode ser resumida no seguinte ciclo:
Feliz em estar solteiro -> Tem alguma coisa errada aqui -> Feliz com o relacionamento -> Tem alguma coisa errada aqui
Até hoje pelo menos, esse ciclo se repetiu todas as vezes. Não é exatamente agradadável, especialmente na parte em que "tem alguma coisa errada aqui" e "aqui" é um relacionamento.

Eu acho que isso tudo faz parte daquele fenômeno que quando você está solteiro você quer namorar, e quando você está namorando você quer ficar solteiro. Tudo isso pode ser reduzido ao Problema da Grama do Vizinho: "a grama do vizinho é sempre mais verde".

Exemplo típico de Problema da Grama do Vizinho

Não sei como resolver essa. Melhor parar de reclamar e simplismente ir vivendo e tal, sem pensar muito.

Daqui a pouco estou saindo de viagem rumo à São Paulo visitar meu tio e afiliada, então é possível que o blog fique meio abandonado por um tempo.

Abraço galerê!!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Dia do Amigo

Eh isso ae galere! Hoje, 20 de julho, eh o Dia do Amigo! Então já vou aproveitar pra deixar um feliz dia do amigo pra todo mundo que visita o blog. =D

Puxa vida, hoje faz um ano que eu conheci uma galera que marcou muito minha vida. Logo que a gente se conheceu todo mundo ficou meio assim, na segunda vez que a gente saiu junto já foi uma bebedeira doida com muitos acontecimentos. Ai seguiram-se mais umas duas ou três semanas de frio, bebedeiras, andan
ças pelas ruas de madrugada, ate brigas. Foram umas ferias de inverno inesquecíveis.
Depois de tudo isso, mais brigas e intrigas, e no final do tava cada um prum lado novamente. Todo mundo meio de cara.
Mais seis meses se passaram. E agora ta todo mundo sentindo falta de tudo aquilo e querendo reunir o pessoal de novo.
Eh engraçado como as vezes você acho que nunca mais vai querer falar com uma pessoa, depois de tudo que aconteceu, e depois de um certo tempo, tudo isso passa e no final só sobra mesmo a saudade de tudo aquilo. A lição que fica eu acho eh que eh sempre possível deixar o que aconteceu pra trás e perdoar as pessoas em nome de uma amizade.

Afinal, se eu tenho uma certeza na vida, eh que todo mundo vai te decepcionar de vez em quando, mas isso não significa que quem fez isso não goste de ti de verdade. Cabe a você decidir se vale a pena perdoar ou não.

Uma baita abraço de amigo.

domingo, 18 de julho de 2010

Ijuí

Eu não ia tirar férias. Mas no final das contas vou ficar aqui em Ijuí mesmo. Só quem já morou fora sabe como é isso. Ficar perto da família, dos amigos, no aconchego de casa, com coisas descentes pra comer todo dia e tal.
Semana que vem eu vou pra São Paulo, então teria que voltar pra cá denovo já. Então eu resolvi ficar. =)
Foda que eu tinha prometido fazer um monte de coisas nessas férias: uma impressora pra circuto impresso, um CNC com meus colegas, trabalhar pra caraleo. Não sei o que que eu vo conseguir fazer agora além de comer, beber, sair e dormir.
Eu já comprovei empiricamente, leia-se experimentalmente, que quando eu estou em Ijuí eu não consigo fazer absolutamente nada de útil/produtivo.
Mas eu tenho certeza que vai ser bom passar uns dias longe da capital pra espairecer.
Quero terminar de ler "Praticamente Inofencivo" também, que é o último livro da série do Guia do Mochileiro das Galaxias. Uma ótima série, recomendo a todos. Com toda a certeza mudou a forma como eu vejo a vida, o universo e tudo mais.

Abraço a todos, em especial a todos os mochileiros.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sono. Frio. Hoje o dia foi completamente improdutivo. Se não fosse pela saída à tarde para comprar a passagem pra ir pra Santa Maria amanhã, eu não teria saído do apartamento hoje.
Mas apesar de tudo, foi um dia divertido. É como se eu estivesse de férias. Joguei Crysis, conversei com algumas pessoas no MSN, toquei um pouco de vilão, pensei na vida, no universo e tudo mais, acho que até cheguei a alguma conclusão brilhante que não me lembro mais.

Interessante que quando eu não tinha tempo pra nada, tinha um monte de coisa que eu queria fazer, e agora que eu tenho tempo livre eu não faço absolutamente nada. Férias é pra isso também né? =P

Todo dia eu penso em trabalhar um pouco e depois eu penso, não, amanhã! Amanhã eu pego e trabalho pra caralho. E assim passam os dias. Tô vendo que essa história de não tirar férias vai ser história pra boi dormir mesmo. hehehe

O mais importante agora é que eu tô curtindo a vida denovo x) Eu achava que tava tudo errado e tal, e achava que sabia os motivos daquilo tudo. Mas no final era só Tensão de Final de Semestre mesmo. E agora passou, e eu passei também, quinto semestre que me aguarde!

Até mais!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Hoje eu percebi que preciso de pouco...

É isso ai, eu acho que preciso de pocuo pra ser feliz. Cheguei a esta conclusão depois que um amigo meu veio perguntar porque eu estava com um nick tão feliz no msn "fuck yeah =D". Acabei tendo que explicar que eu estava feliz por ter conseguido controlar um motor de passo usando o Arduino.
E, novamente, o post está indo para o lado nerd da força.
Eu sei que usar um Arduino pra controlar um motor de passo é totalmente um overkill, mas eu ainda não construi uma fonte de alimentação, então estou aproveitando a alimentação da USB mesmo.
Talvez isso explique também porque não funciona muito bem. A USB fornece apenas 5V e o motor não é dos pequenos, é o motor da cabeça de leitura de um video cassete que eu achei no lixo esses dias. Imagino que com uma fonte de 12V ele funcione melhor. Mas isso vai ficar para o futuro.

Ah, também estou feliz por estar parcilmanete de férias. As cadeiras faculdade acabaram já, agora ficou só a bolsa.

Espero postar alguma coisa um pouco mais descente, e menos nerd, na proxima vez. ^^

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Insônia

Ahh pois éé.. Não tem jeito de conseguir dormir hoje. E isso que eu to cansado. Não sei o que houve.

Bom, enquanto me virava de um lado para o outro na cama eu me lembrei do Número Dourado. Eu só lembrava que ele era um número que tem uma proporção que deixa as coisas 'bonitas'. Ai depois me lembrei que ele tinha alguma coisa a ver com a Sequencia de Fibonacci, aquela que começa assim: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13 ... e por ai vai. Dai fiquei intrigado o suficiente pra levantar da cama, pegar o note e criar um programinha que calculasse uns ponto e depois plotei esses pontos.
No final das contas eu cheguei a esse gráfico:
Gráfico da divisão entre 2 números consecutivos na sequencia de Fibonacci

Não da pra ver muita coisa depois de upado, mas no final das contas o gráfico converge para um número: 1,618033. Que por acaso é o Número Dourado. :P
Pelo que eu vi ele tem alguma coisa a ver com o Pi também, mas fiquei com preguiça de procurar mais sobre isso.

Post nerd pra caralho!

Bom, vou tentar dormir denovo =P
Abraço

terça-feira, 6 de julho de 2010

A Melhor Segunda-Feira

Eu nunca vi uma Segunda-feira que valesse a pena ter saído da cama as 7:00 da manhã, pra fazer qualquer coisa que fosse. Mas hoje foi diferente! Com certeza se essa não foi a melhor Segunda de todos os tempos, foi pelo menos dos últimos tempos.
A aula foi normal e o almoço no RU não foi dos melhores. Mas chegar no departamento de Engenharia Elétrica e descobrir que, de alguma forma milagrosa, eu e todos os meus amigos passamos em Análise de Circuitos 2, isso sim foi bom!!
Só não foi muito saudável, levando em conta que isso resultou em um trago em plena Segunda de tarde. Mas quem disse que a vida tem que ser saudável pra ser divertida? =D

Gostaria de deixar aqui um abraço os que comigo passram em Análise.. Lucas, Luigi e Mauricio. Valeu galera!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Day off e Windows Seven

Hoje eu praticamente tirei um dia de folga, tirando a aula de manhã eu não fiz absolutamente nada... Uma atitude um tanto quanto imprudente, considerando que eu tenho prova de Análise 2 amanhã. Mas amanhã eu cuido disso ^^

Hoje de tarde eu fui lá no Tales instalar o Windows Seven pra ele. Apesar de eu ser usuario de Windows desde... sempre, nunca fui um grande fã da Microsoft. Porém tenho que adimitir que dessa vez eles acertaram.
A instalação do Seven é bem mais simples do que a dos outros Windows. Mas o melhor de tudo está na hora de procurar os drivers: não precisa! O Seven encontra e instala os drivers de uma forma mágica e graciosa. Fiquei impressionado.

Depois de instalar o Windows eu fiquei por lá assistindo TV e brincando com a guitarra do Tales. E foi isso, não estudei como deveria, mas descansei um pouco x)

[]'s

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Depois de muito tempo pensando, resolvi finalmente criar um blog. Só espero que ele não caia no meu esquecimento. E também que ele não tome o mesmo destino do meu twitter @msukita, o qual eu uso apenas pra fazer rápidas reclamações sobre a vida, o universo e tudo mais.

Hoje eu estava na aula de Análise de Circuitos 2, apavorado. Apavorado porque a prova é sexta-feira e eu percebi que eu não sei muita coisa da matéria. Durante um momento de desatenção (pelo menos 50% da aula) eu me peguei pensando em como meus problemas eram pequenos a uns 2~3 anos atrás. Tudo que eu tinha para me preocupar naquela época era o que eu ia jogar amanhã.. Era um tempo bom! Logo após pensar nisso, eu percebi que provavelmente eu vou olhar pra hoje daqui a 2~3 anos e pensar a mesma coisa! "Como meus problemas eram pequenos, eu só tinha que me preocupar com provas e trabalhos da faculdade.."
Acho que dá pra tirar a conclusão de que os problemas de hoje, não serão mais problemas amanhã.. :D Ou será que não? :S

Acho que é por isso que quando eu era criança e queria crescer e ser adulto pra poder fazer todas aquelas coisas legais, sempre me diziam pra mim aproveitar, porque eu ia sentir falta daquilo depois...
Mas acho que isso tudo faz parte da vida certo?