Enquanto estava voltando para casa hoje de tarde não pude deixar de notar a quantidade de propagandas eleitorais espalhadas pelas ruas. Aqui em Porto Alegre em todo o santo cruzamento tem pelo menos cinco faixas com propagandas políticas.
Eu fiquei curioso.. Afinal, quanto custa uma campanha eleitoral? Eu imaginava que era alguma coisa em torno de alguns milhões de reais, fui procurar alguns números. Fiquei abismado, as campanhas custam de 90 a 180 milhões de reais, quer dizer, muito mais que alguns milhões.
E de onde vem todo esse dinheiro? Segundo os partidos, o dinheiro vem da iniciativa privada e de doações. Humm. Interessante. Um bom governo não deve favorecer pessoas ou impressas. Então o que leva algumas pessoas e impressas doarem alguns, cento e oitenta, milhões de reais? Puto amor pelo partido hein? Ninguém vai se favorecer, sei.A segunda questão sobre toda essa campanha é a quantidade de lixo que isso gera. Duvido que quem mandou colocar aquelas faixa lá vai mandar alguém tirar elas de lá depois. Vão acabar se juntando ao lixo que já se acumula nas ruas e nos rios. Digo isso porque o Ipiranga já está cheio de lixo. Basta olhar pra ver. Cadê os políticos agora? Ah é, esse ano as eleições são pra presidente e governador, não pra prefeito.
Agora, pra concluir o post, em anos eleitorais somos bombardeados com estatísticas e levantamentos. Um desses levantamentos, que me chamou a atenção e me deixou bastante preocupado com o futuro da nação foi esse:
"Segundo levantamento feito pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mais da metade (51,5%) do eleitorado brasileiro, que atingiu a marca de 127,4 milhões em 2007, não concluiu o ensino fundamental ou sabe apenas ler ou escrever."
Fonte
O levantamento é de 2007, mas com certeza isso não melhorou nem 1% até hoje. E 51,5% é o suficiente para eleger um presidente. E esse grupo de 51% é o mesmo beneficiado pelas bolsas assistencialistas do governo. Não que todas deveriam ser cortadas, mas eu acho que deveria haver um limite pra isso. Se não, pra quê estudar e trabalhar se da pra viver as custas do governo?
Assistencialismo e problemas com a educação dão assunto pra mais dois posts, pelo menos. Outro dia que der na telha eu escrevo sobre isso.
Gostaria de ter um feedback seu. O que você acha de tudo isso?
Abraço
edit:: Resolvi adicionar aqui este vídeo do Felipe Neto sobre o assunto que apareceu em um comentário, tem tudo a ver com o assunto e com meu ponto de vista:
Não Faz Sentido! - Políticos